Situação de
aprendizagem - Conto "Pausa", de Moacyr Scliar
Público alvo :
alunos de 8ª série / 9º ano.
Tempo previsto:
de 4 a 8 aulas.
Objetivo:
Explorar as capacidades de leitura em um conto contemporâneo.
Conteúdos temáticos:
Estrutura do tipo textual narrativa e do gênero conto; estudo dos elementos da
narrativa.
Competências e
habilidades:
1)- Inferir elementos
da narrativa; reconhecer elementos da narrativa; analisar características do
conto e desenvolver competência leitora.
2)- Inferir
informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua
compreensão global.
Estratégias de
leitura:
1)- Ativação de
conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses.
-O que sugere o título
"Pausa" ?
-Quais são as
hipóteses plausíveis para a resposta à primeira pergunta da esposa da
personagem principal "Vais sair de novo, Samuel?" ?
-O que sugere a
segunda fala da mesma personagem "Todos os domingos tu sais cedo" ?
2)- Localização de informações;
comparação de informações; generalizações.
-Como é o ambiente do
conto e quais são as características da personagem principal? Que tipo de vida
leva? (Descrição de um ambiente urbano
e de personagens de classe média).
3)- Produção de
inferências locais; produção de inferências globais.
-Locais: Alguma
referência ao nome "Samuel" ?
(nome judeu, povo que tem apego ao trabalho)
-Por que a personagem
prepara sanduíches para levar em suas saídas aos domingos?
-Por que a ida ao
mesmo hotel todos os domingos?
-Por que é conhecido
por outro nome lá? (Isidoro)
-Globais: Como é o
relacionamento dele com a esposa? (Provavelmente não é um bom relacionamento; a
esposa é rude, tem hábitos grosseiros)
-Como ele reage ao
apelo das mulheres no hotel? (Ele as
ignora)
4)-Recuperação do
contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura.
-O que você sabe
sobre o autor?
-Que época parece ser
registrada no conto?
-Há conflitos em
questão?
-Você já leu outros
contos do mesmo autor?
-Você já leu outras
histórias de temática semelhante a do conto?
5)-Percepção das
relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade.
-Comparar o texto com
a música "Cotidiano", de Chico Buarque, para a percepção da questão
da
ruptura da rotina
diária e com o filme "Os outros", protagonizado por Nicole Kidman,
para a percepção do elemento-surpresa no final.
6)-Percepção de
outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e /ou afetivas;
elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.
-Estudo de música e
de filme: Linguagem sonora e audiovisual.
-As relações
conjugais estão estáveis hoje em dia?
-De que forma a
pressão do dia a dia influencia o comportamento das pessoas?
Recursos:
-Disponibilização do
texto escrito para todos os alunos da sala.
-Execução da música
"Cotidiano".
-Exibição do filme
"Os outros", com promoção de debate.
Avaliação:
-Avaliação escrita
sobre a compreensão das ideias principais e da situação retratada no conto.
-Sugestão: proposta
de produção de texto argumentativo sobre o tema.
Professora Gabriele Monteiro
Parabéns Gabriele te confesso que nunca vi uma situação de aprendizagem tão bem elaborada,espero que assim você faça um excelente trabalho com os seus alunos e espero que possa ajudar outros colegas de trabalho como eu.Um abraço.
ResponderExcluir