quarta-feira, 5 de junho de 2013

Relatos da minha aprendizagem-Deborah

Relatos da minha aprendizagem
                                                                                               Profª Deborah Oliveira de Abreu
Quando eu era criança, minha mãe sempre incentivou a leitura e consequentemente a escrita. Minha mãe fazia a leitura e eu ficava sentada no sofá ouvindo as histórinhas infantis, depois veio à época da escola que pra mim no início foi horrível, não queria ir pra escola de jeito nenhum, simplesmente porque eu achava que nunca mais minha mãe ia me buscar, tinha medo da professora, tinha umas menininhas insuportáveis, uma diretora que tinha uns cabelos loiros enormes que me deixava amedrontada.
            Mas com o passar do tempo não teve jeito, ali estava todos os dias a escola. Logo fui pra primeira série, onde fui alfabetizada pelo método tradicional com a cartilha e me dei bem eu consegui aprender ler e escrever logo, provavelmente por causa do incentivo da família, na segunda série eu já lia perfeitamente bem e com um detalhe a minha mãe olhava o meu caderno todos os dias, isso até 5ª série, não deixava passar um erro se quer, e lá ia eu apagar e corrigir, apagar e corrigir....
            Assim os anos foram se passando, e eu por si só não gostava de ficar escrevendo errado, e aos poucos fui apreciando cada vez mais a leitura e a escrita, ler é sinônimo de informação, cultura, satisfação, traz conhecimentos que jamais imaginávamos se quer que existissem. Durante toda à época dos estudos escrevi muita coisa que eu não gostei, gastei muito papel, muito caderno, quando eu era adolescente eu ficava à tarde inteira na biblioteca do bairro fazendo trabalhos escolares e isso ajudou muito no processo dos estudos e da aprendizagem.
            Na década de 90 fui fazer o curso de magistério que também requer muita leitura, escrita e trabalhos, um tempo depois entrou a internet no Brasil facilitando as pesquisas, leituras e diversas informações.  Em seguida fui fazer o curso de letras, fiz pós-graduação, cursos complementares e com um detalhe sempre fui uma aluna muito esforçada, não sou inteligente, porém bastante estudiosa, estou sendo apenas honesta.
            Bom, enfim a minha experiência na escrita e na leitura foi muito boa, eu cresci espiritualmente, hoje eu tenho outra cabeça, consigo me virar ao máximo sozinha com os meus trabalhos. Depois que eu fiz o redefor percebi inclusive  um certo amadurecimento profissional,nunca fiz tanta redação na vida,fora o TCC que suga muito as energias da gente,mas tudo foi válido com muito suor e espero sempre aprender coisas novas e poder colaborar com e educação do nosso país.
           
           
           
           

Um comentário:

  1. SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

    Tempo previsto: quatro aulas
    Série: 7º ano
    Objetivo: Motivar a leitura reconhecendo a tipologia textual narrativa, explorar, desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.
    Conteúdo: Elementos da narrativa, leitura oral e silenciosa.
    Competências e habilidades: Justificar o efeito humor ou ironia em um texto literário, pelo uso intencional de palavras ou expressões; Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário, pelo uso intencional de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas, etc); produção de inferências locais; produção de inferências globais; Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade e inferir opiniões ou conceitos pressupostos ou subentendidos em um texto.
    Estratégia: Mostrar uma imagem do aeroporto - levantar várias discussões como: noções do funcionamento de um aeroporto, viagem, check-in, compras, tamanho do aeroporto, preços, banco, lembranças, bagagens, passaporte, polícia federal...
    Finalizar a tipologia: Narração.
    Percepção de outras linguagens, elaboração de apreciações estéticas e /ou afetivas, elaborações apreciativas relativas a valores éticos e ou políticos.


    Recursos: Vídeos, internet, dicionário, revistas, música, livros e viagem virtual ao aeroporto.
    Avaliação: Cartazes, discussão oral em grupo e roda de conversa.

    Trabalho elaborado no encontro presencial do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, com os seguintes professores: Deborah, Antonia, Carmem, Mercedes e Jucileide.

    Texto utilizado: AEROPORTO de Carlos Drummond de Andrade.






    ResponderExcluir