quinta-feira, 6 de junho de 2013

"A prática fundamentada na teoria"



Situação de Aprendizagem

 Por: Ana Paula Bafim
        Sonia Marcos
Yara Falcão
Texto: Avestruz
Autor: Mário Prata
Público – Alvo: 6 º ano
Tempo previsto: 6 aulas

Conteúdo: 

Características da tipologia textual “crônica narrativa”;

Objetivos:

  • ·         Relacionar e interpretar dados e informações representadas em diferentes contextos;
  • ·         Resolver situações-problema e tomada de decisões, a partir de suas funções sociais;


Competências e Habilidades:


  • ·         Relacionar informações em diferentes linguagens para a construção de argumentação;
  • ·         Reconhecer as características da tipologia “crônica narrativa”;
  • ·         Inferir informações subjacentes aos conteúdos explicitados no texto;

Estratégias:

Ativação de conhecimento de mundo; antecipação e checagem de hipóteses –

  • O que você sabe e/ou conhece sobre esse animal?
  • Que assunto o título sugere?
  • A partir da leitura compartilhada do texto, o professor pode fazer as intervenções necessárias;

Localização de informações –

Retomada do texto a fim de reconhecer as características do gênero crônica, bem como estudo do vocabulário;

Produção de inferências locais e globais –

  • Que problemas e dificuldades uma pessoa pode encontrar ao manter uma ave desse porte dentro de um apartamento?

Percepção das relações de intertextualidade e/ou discursividade –

Apresentação do filme “Os pinguins do papai”, discutindo com os alunos sobre a possibilidade de se criar animais exóticos dentro de um apartamento (adequação, higiene, espaço etc.);


Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas, valores éticos e/ou políticos – 


  • Você acha correto retirar um animal selvagem de seu habitat natural e mantê-lo preso em um apartamento?

  • É possível fazer todas as vontades de uma criança?

  • Por que o amigo sugere que a mãe leve seu filho ao psicólogo?

Recursos:

Fotocópias do texto; sala de vídeo; DVD.

Avaliação:

Será processual, levando-se em conta toda participação do aluno, bem como seu desempenho e comprometimento durante as atividades.

Produto final:
A partir das discussões geradas, realizar uma roda de conversa/debate para argumentação e sustentação das ideias.






3 comentários:

  1. Ana Paula achei muito boa a sua situação de aprendizagem espero que você e os demais professores que fizeram o encontro presencial com você possam colocar tudo em prática e terem ótimas aulas.

    ResponderExcluir
  2. Olá colegas! Parabéns pelo eficiente trabalho da equipe.
    Abraços Profª Márcia

    ResponderExcluir
  3. Olá colegas! Parabés pelo eficiente trabalho da equipe.
    Abraços Profª Márcia

    ResponderExcluir