Situação
de Aprendizagem
Por: Ana Paula Bafim
Sonia Marcos
Yara Falcão
Texto: Avestruz
Autor: Mário Prata
Público – Alvo: 6 º ano
Tempo previsto: 6 aulas
Conteúdo:
Características da tipologia
textual “crônica narrativa”;
Objetivos:
- · Relacionar e interpretar dados e informações representadas em diferentes contextos;
- · Resolver situações-problema e tomada de decisões, a partir de suas funções sociais;
Competências e Habilidades:
- · Relacionar informações em diferentes linguagens para a construção de argumentação;
- · Reconhecer as características da tipologia “crônica narrativa”;
- · Inferir informações subjacentes aos conteúdos explicitados no texto;
Estratégias:
Ativação
de conhecimento de mundo; antecipação e checagem de hipóteses –
- O que você sabe e/ou conhece sobre esse animal?
- Que assunto o título sugere?
- A partir da leitura compartilhada do texto, o professor pode fazer as intervenções necessárias;
Localização
de informações –
Retomada do texto a fim de
reconhecer as características do gênero crônica, bem como estudo do
vocabulário;
Produção
de inferências locais e globais –
- Que problemas e dificuldades uma pessoa pode encontrar ao manter uma ave desse porte dentro de um apartamento?
Percepção
das relações de intertextualidade e/ou discursividade –
Apresentação do filme “Os
pinguins do papai”, discutindo com os alunos sobre a possibilidade de se criar
animais exóticos dentro de um apartamento (adequação, higiene, espaço etc.);
Elaboração
de apreciações estéticas e/ou afetivas, valores éticos e/ou políticos –
- Você acha correto retirar um animal selvagem de seu habitat natural e mantê-lo preso em um apartamento?
- É possível fazer todas as vontades de uma criança?
- Por que o amigo sugere que a mãe leve seu filho ao psicólogo?
Recursos:
Fotocópias do texto; sala de
vídeo; DVD.
Avaliação:
Será processual, levando-se
em conta toda participação do aluno, bem como seu desempenho e comprometimento
durante as atividades.
Produto final:
A partir das discussões
geradas, realizar uma roda de conversa/debate para argumentação e sustentação
das ideias.
Ana Paula achei muito boa a sua situação de aprendizagem espero que você e os demais professores que fizeram o encontro presencial com você possam colocar tudo em prática e terem ótimas aulas.
ResponderExcluirOlá colegas! Parabéns pelo eficiente trabalho da equipe.
ResponderExcluirAbraços Profª Márcia
Olá colegas! Parabés pelo eficiente trabalho da equipe.
ResponderExcluirAbraços Profª Márcia