SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Tempo previsto: 5 a 6 aulas.
Série: 7º ano.
Conteúdos: Elementos da narrativa
-(espaço, tempo, personagens, foco narrativo, clímax, desfecho etc.). Análise
da estrutura do conto e abordar itens relacionados à realidade dos alunos, para
motivá-los a leitura.
Objetivos: Incentivar e desenvolver a
leitura de contos;
-Identificar a estrutura das narrativas e a diferença dos gêneros
narrativos;
-Identificar mecanismos linguísticos para a coerência de um texto;
-Ler, ouvir e interpretar contos narrativos;
-Ampliar as possibilidades de produção oral com coesão e
coerência;
-Relacionar a narrativa ao contexto de produção (interlocutores,
finalidade, lugar e momento em que ocorre a interação).
Competências e habilidades: Justificar o
efeito humor ou ironia em um texto literário, pelo uso intencional de palavras
ou expressões; Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário,
pelo uso intencional de pontuação expressiva (interrogação, exclamação,
reticências, aspas, etc.); produção de inferências locais produção de
inferências globais; Percepção das relações de intertextualidade; percepção das
relações de interdiscursividade e inferir opiniões ou conceitos pressupostos ou
subentendidos em um texto.
Estratégia: Mostrar uma imagem do
aeroporto – organizar discussões como: noções do funcionamento de um aeroporto,
viagem, check-in, compras, tamanho do aeroporto, preços, bancos, lembrancinhas,
bagagens, passaporte, polícia federal...
Finalizar a tipologia: Narração.
Percepção de outras linguagens,
elaboração de apreciações estéticas e /ou afetivas, elaborações apreciativas
relativas a valores éticos e ou políticos.
Recursos: Vídeos, internet, textos
impressos, dicionário, revistas, música, livros e viagem virtual ao aeroporto.
Avaliação: Cartazes, discussão oral
em grupo e roda de conversa.
Trabalho elaborado no encontro presencial do curso Melhor Gestão,
Melhor Ensino, com os seguintes professores: Deborah, Antonia, Carmem, Mercedes
e Jucileide.
Texto utilizado: AEROPORTO de Carlos Drummond de Andrade.
Professora: Deborah Abreu
Nenhum comentário:
Postar um comentário