quarta-feira, 5 de junho de 2013

A leitura e a escrita em minha vida!

A leitura e a escrita em minha vida! 

Por: Profª Gabriele Monteiro da Costa Batista

O meu início leitor foi através das minhas primas, que liam os livros da série Sabrina, de romance, foi então aos 9 para os 10 anos que comecei lendo romances,sabia que para minha idade aqueles livros não eram adequados, acho que foi por isso que interessei-me,  depois veio a adolescência e troquei esses livros pelas revistas teenagers, quando entrei no ensino médio, que iniciei a leitura literária de verdade, com a Moreninha, apaixonei-me por Carolina e Augusto e desde então, não parei e hoje sempre que posso, estou sempre com um livro.
Sempre tive professores que incentivavam-me à leitura, mesmo que por obrigação, hoje vejo o quanto essas leituras obrigadas e muitas vezes chatas foram importante para constituição do meu repertório leitor.
Sei e concordo que o incentivo de maneira positiva, diferenciada e lúdica, ajuda e muito o início de nosso repertório, mas muitas vezes somos obrigados a ler coisas que talvez não sirvam de nada para nossa formação pessoal ou profissional, vejo que elas acontecem para tornamo-nos mais críticos e seletivo quanto nossa leitura e para argumentarmos algo, temos que ler, muitos criticam o escritor Paulo Coelho li vários livros dele, hoje como professora e estudei ou estudando outros momentos da literatura, percebo que sua literatura em muitos capítulos são plágios, mas só consegui perceber isso lendo-os.
Assim como leitor e professor devemos saber e conhecer um pouquinho de tudo para saber o porquê isso e bom ou ruim, para mim, para outros e para meus alunos.
Sobre meu início escritor, ele é um pouco conturbado, pois é algo que diariamente sei que preciso melhorar, comecei assim como todas as garotas com diários, enquetes e na escola detestava fazer textos ou redações, tive um ano na escola que toda semana tínhamos aula de redação, para mim era o fim, mas vejo que foi a partir daí que fui melhorando e percebendo que essas ações eram e são importantes na minha vida.
Hoje como professora, muitas vezes acabo usando alguns métodos que minha professora Roberta, utilizava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário