terça-feira, 11 de junho de 2013

Aplicando a teoria - AVESTRUZ

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 

Texto: Avestruz
Autor: Mário Prata




Tempo Previsto: 3 a 4 aulas      
               
Série/Ano:  6ªs/ 7º ano




Objetivos:            - Diferenciar a tipologia textual (crônica) das demais:
                                              -  Estabelecer relações entre gêneros textuais.


Conteúdos: Estrutura e elementos da crônica.


Competências  e Habilidades: Identificar recursos verbais e não verbais utilizados em um texto com a finalidade de mudar comportamentos e hábitos e/ou gerar mensagem de cunho político, cultural, social ou ambiental.


Estratégias:         - Apresentar a biografia e as características do autor
                                               - Estrutura da crônica
                                               - Leitura e interpretação da crônica.

Ø  Ativação de conhecimento de mundo:
·          O que é um avestruz?
·         Onde vive um avestruz?
·         O que come e como dorme um avestruz?   
·         Quais as características físicas de um avestruz?

Ø  Antecipação ou predição:
·         O que pode ser encontrado num texto cujo título é "Avestruz"?
·         O texto, era mesmo, o que você esperava?

Ø  Localização e comparação de informação;
Ø  Produção de inferência local,
Ø  Recuperação do contexto de produção.
·         Onde o menino mora?
·         Por que ele não pode ter um avestruz?

Ø  Generalizações:
·         Onde o menino teve o primeiro contato com os avestruzes? 
·         O que levou o menino a querer criar um avestruz? 
·         O que o levou a desistir de criar a ave?
·         O que ele quis em troca, por sua desistência?

Ø  Percepção das relações de intertextualidade e interdiscursividade:
·         Quais as principais semelhanças entre a crônica "Avestruz" e a pesquisa no livro de ciências?
·         Quais as principais diferenças entre os dois textos?

Ø  Percepção de outras linguagens:
·         Existe linguagem diferente, conhecida por você, no texto "Avestruz"?

Ø  Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos:
·         Você concorda com a postura da mãe ao desejo do menino?
·         Se você fosse a mãe do menino, qual seria o seu comportamento, quanto a ter um avestruz, no apartamento ao lado?


Recursos:   Livro didático de Português e de Ciências, para pesquisa e cópia da crônica "Avestruz".

Avaliação:           - Leitura e interpretação do texto;
                                              - Produção de crônica.
Por: Juliana Moreira

Um comentário:

  1. A situação de aprendizagem elaborada está excelente,muito bem escrita e criativa,gostei muito.Tenho certeza que vários professores colocarão em prática e assim,irão melhorar a qualidade das aulas.

    ResponderExcluir