SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Texto: Avestruz
Autor: Mário Prata
Tempo Previsto: 3 a 4 aulas
Série/Ano: 6ªs/ 7º ano
Objetivos: - Diferenciar a tipologia textual (crônica) das demais:
- Estabelecer relações entre gêneros textuais.
Conteúdos: Estrutura e elementos da crônica.
Competências e Habilidades: Identificar recursos verbais e não verbais utilizados em um texto com a finalidade de mudar comportamentos e hábitos e/ou gerar mensagem de cunho político, cultural, social ou ambiental.
Estratégias: - Apresentar a biografia e as características do autor
- Estrutura da crônica
- Leitura e interpretação da crônica.
Ø Ativação de conhecimento de mundo:
· O que é um avestruz?
· Onde vive um avestruz?
· O que come e como dorme um avestruz?
· Quais as características físicas de um avestruz?
Ø Antecipação ou predição:
· O que pode ser encontrado num texto cujo título é "Avestruz"?
· O texto, era mesmo, o que você esperava?
Ø Localização e comparação de informação;
Ø Produção de inferência local,
Ø Recuperação do contexto de produção.
· Onde o menino mora?
· Por que ele não pode ter um avestruz?
Ø Generalizações:
· Onde o menino teve o primeiro contato com os avestruzes?
· O que levou o menino a querer criar um avestruz?
· O que o levou a desistir de criar a ave?
· O que ele quis em troca, por sua desistência?
Ø Percepção das relações de intertextualidade e interdiscursividade:
· Quais as principais semelhanças entre a crônica "Avestruz" e a pesquisa no livro de ciências?
· Quais as principais diferenças entre os dois textos?
Ø Percepção de outras linguagens:
· Existe linguagem diferente, conhecida por você, no texto "Avestruz"?
Ø Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos:
· Você concorda com a postura da mãe ao desejo do menino?
· Se você fosse a mãe do menino, qual seria o seu comportamento, quanto a ter um avestruz, no apartamento ao lado?
Recursos: Livro didático de Português e de Ciências, para pesquisa e cópia da crônica "Avestruz".
Avaliação: - Leitura e interpretação do texto;
- Produção de crônica.
Por: Juliana Moreira
A situação de aprendizagem elaborada está excelente,muito bem escrita e criativa,gostei muito.Tenho certeza que vários professores colocarão em prática e assim,irão melhorar a qualidade das aulas.
ResponderExcluir